Zeus
Deus
É o filho mais jovem dos titãs Cronos (tempo) e Reia. Segundo a lenda Cronos era um tirano e além de manter os irmãos aprisionados no Tártaro (algo similar ao que se entende por inferno) engolia seus filhos quando nasciam, com medo de uma profecia de Gaia (terra), que dizia que um dia seria derrotado por um deles. Para poupar o último filho, Reia o pariu escondida na ilha de Creta e entregou a Cronos uma pedra enrolada em panos, que ele engoliu. Já adulto, Zeus procurou o pai e, tendo-lhe aberto um buraco na barriga, resgatou seus irmãos e libertou os tios, os gigantes e ciclopes. Esses, em agradecimento, lhe presentearam com o raio e o trovão e juntos depuseram os titãs.
Tendo resgatado seus irmãos, Zeus dividiu o mundo com eles para reinarem: ele no Olimpo, Poseidon nos mares e Hades no mundo dos mortos. Gaia se indignou com o aprisionamento dos titãs, seus filhos, e por isso a Terra não se tornou domínio de nenhum deus.
Casado com Hera e com ela pai de Ares e Hefaísto, Zeus teve muitas amantes entre deusas, ninfas e mulheres mortais, e com algumas teve filhos, dentre os quais Hércules, Helena de Troia, Pandora, Elektra, Calisto, Europa e Io (as últimas são também os nomes das luas do planeta Júpiter, que na versão romana dos mitos, é o nome de Zeus).